Próximas exibições: METALCON @LAS VEGAS - E.U.A. | 21-23 Outubro 2025

LSF (Light Steel Frame): As diferenças entre Perfil “Engenheirado” e perfil C “Standard”

Neste artigo pretende-se clarificar as diferenças entre os dois perfis, vantagens e desvantagens e como as diferenças das Perfiladoras Stefa para produzir um ou outro.

Escrito por Tiago Silva (tiagosilva@sucorema.pt)

 

O termo “engenheirado” não existe na língua portuguesa, mas é o termo comum no mercado para definir perfis que têm características incorporadas e compatíveis com a preparação posterior à sua produção. Esta preparação consiste no desenho da estrutura de LSF através de softwares de cálculo e análise que, automaticamente, irão ser convertidos para linguagem máquina Stefa e serão produzidos exatamente com as dimensões, furos e entalhes para rigorosa montagem das estruturas.  Neste tipo de construção existe uma otimização do aço produzido porque o projeto é realizado de uma forma otimizada com estudos de engenharia. Na Perfiladora Stefa LSF produz o perfil, com as posições dos furos e entalhes programados automaticamente, além de imprimir cada secção para facilitar a montagem. As estruturas irão ser montadas libres de erro porque o projecto foi relizado em gabinete. Isto significa, também, uma rapidez de construção acrescida e além de utilização de recursos humanos com menor especialização.

O perfil standard é um perfil sem características para assemblagem, isto é, normalmente, é composto apenas pela secção C e adicionalmente um furo de serviço que é efetuado a uma distância fixa. O perfil standard tem a vantagem de ser mais flexível em situações como por exe., topografias irregulares, trabalhos de reabilitação, estruturas simples ou acabamentos. Por outro lado, existe um maior desperdício de material e horas de trabalho porque as montagens e cortes são feitas na obra sem possibilidade de otimização da montagem.

 

Normalmente as perfiladoras de perfil “C” Standard são máquinas mais flexíveis, onde é possível fabricar diferentes secções, de 90 a 300mm na mesmo equiapmento. Com isto garante um menor investimento adicional tal como uma área menor de utilização. É usado também um aço de maior espessura para compensar a menor rigidez estrutural.

Já as perfiladoras LSF Stefa, são equipamentos mais compactos, com comando avançado que permitem a interligação de softwares de desenho como o Arktec Tricalc ou Frame builder. Têm um conjunto de ferramentas para implementar rigorosamente as características do perfil conforme desenho do projeto. Por ser uma máquina mais complexa normalmente cada máquina só consegue fazer uma medida secional. As Stefa LSF têm modelos para produzir o perfil “engenheirado” 100, 150, 200 e 250.

 

A Sucorema, Lda é fabricante de máquinas para trabalho de chapa e consegue fornecer tanto perfiladoras LSF “engeheirado” como perfil C “standard” com características à medida do produtor de LSF. Contacte-nos em stefa@sucorema.pt para obter mais informações.